terça-feira, 1 de outubro de 2013

Comunicando... Número 2-2013/2014





Número 2-2013/2014
outubro de 2013

Comunicando…
Informação aos Encarregados de Educação

ESPECIAL DIA DA ALIMENTAÇÃO




DIA DA ALIMENTAÇÃO

O Dia Mundial da Alimentação foi assinalado pela primeira vez em 1981, celebra-se a 16 de outubro.
A EB1 de Ponte de Lima associa-se às comemorações, com uma semana de atividades e reflexão sobre o direito a uma alimentação saudável, através do consumo de frutos e hortícolas, e da sensibilização para a importância do pequeno-almoço. As atividades decorrem entre 15 e 18 de outubro.


ATIVIDADES A DESENVOLVER
No dia 16 será servida na cantina uma ementa especial com grande enfoque nas saladas, para assinalar o Dia da Alimentação, enquanto na sala de aula será trabalhada a “Roda dos Alimentos”.
Entre os dias 16 e 18, os alunos tomarão o pequeno almoço na escola (pão, leite/iogurte, sumo de laranja e fruta), integrado numa aula destinada a sensibilizá-los para a importância do pequeno almoço na alimentação. Solicita-se, por isso, aos pais e encarregados de educação que, de acordo com o calendário que se segue, não sirvam pequeno almoço às crianças em suas casas:

4ª feira, dia 16 de outubro – 1º ano de escolaridade
5ª feira, dia 17 de outubro – 2º ano de escolaridade
6ª feira, dia 18 de outubro – 3º e 4.º anos de escolaridade

Na terça feira dia 15 de outubro, terá lugar uma palestra com a participação da Nutricionista do Centro de Saúde, Dra. Catarina Martins.

Para que serve o pequeno almoço?
· Quebra o jejum noturno (que pode ser de 12 horas);
· Permite uma distribuição equilibrada de alimentos ao longo do dia, evitando refeições mais pesadas;
· Assegura que as nossas capacidades se mantenham constantes;
· Permite “recarregar baterias”, fornecendo os elementos de que o corpo precisa para funcionar bem ao longo do dia.

Importância do Pequeno-almoço

O pequeno almoço de uma criança que vai para a escola é uma refeição que assume um papel de extrema relevância. Normalmente, esta refeição é compartilhada com a família, sendo fundamental que os pais assumam um papel fulcral atribuindo a devida importância a esta refeição.
As crianças que não comem de forma suficiente e equilibrada logo pela manhã, tornam-se desatentas e agitadas ou fracas e sonolentas. Isto acontece porque, quando em jejum ou mal alimentado, o organismo ataca as reservas de açúcar para conseguir manter o nível de energia. Apesar de obter assim alguma energia, não consegue a suficiente para responder a grandes necessidades físicas e intelectuais, do mesmo tipo das que são exigidas às crianças na escola. O jejum prolongado põe em funcionamento outros mecanismos prejudiciais à saúde.
Por outro lado, a falta do pequeno almoço vai fazer com que a criança fique com mais fome para a refeição seguinte (lanche da manhã ou almoço), e irá, provavelmente, comer insaciavelmente nessa próxima refeição, o que poderá contribuir para uma futura obesidade.
O que deve conter um bom pequeno-almoço?

Um bom pequeno almoço deve fornecer cerca de um quinto das nossas necessidades calóricas diárias. Ou seja, deve ser uma das principais refeições, tão nutritiva como qualquer outra.
Para além disso, é importante que o pequeno-almoço contenha três elementos fundamentais:
· Leite, porque fornece cálcio e proteínas valiosas que permitem construir, manter e renovar os tecidos.
· Pão ou cereais, porque fornecem energia de uma forma constante, devido aos hidratos de carbono complexos que os constituem.
· Fruta, porque contém vitaminas e minerais necessários para nos proteger das doenças e manter o corpo em equilíbrio.

Nota: No caso de não beber leite e optar pelo iogurte ou queijo, é importante que o pequeno almoço inclua uma outra bebida, porque o corpo, após uma noite inteira sem bebermos nada, precisa de ser reidratado.


As atividades do “Dia da Alimentação” têm o apoio da Associação de Pais e da Eurest

Sem comentários:

Enviar um comentário