domingo, 28 de setembro de 2014

EB1 DE PONTE DE LIMA PRESENTE NO CONGRESSO "DIREITOS DAS CRIANÇAS"

Um grupo de onze alunos da turma 10 da Escola Básica de Ponte de Lima esteve presente no congresso "Direitos das Crianças", que decorreu nos dias 25 e 26 de setembro na Universidade do Minho, numa organização do Instituto de Educação e da Escola de Direito, que pretendeu assinalar a passagem dos 25 anos da aprovação em Assembleia-Geral das Nações Unidas, da Convenção dos Direitos das Crianças. Os jovens participantes limianos assistiram à apresentação da comunicação "Janelas de luz para a infância", da autoria de Grecia Rodriguez e Leonardo Albuquerque, que teve como base o trabalho que efetuaram na Escola de Ponte de Lima com a referida turma, tendo como mote a educomunicação, ambiente e cidadania infantil. Durante a sua presença na escola, realizaram com os alunos diversos trabalhos, desde um sobre a liberdade, a respeito da passagem de mais um aniversário do "25 de abril", até à visita ao terreno onde vai ficar situado o "Parque da Vila", tendo analisado o respetivo projeto e proposto algumas ações de melhoria ao arquiteto responsável. Os resultados obtidos foram de tal maneira satisfatórios que deram origem a uma exposição, que esteve já à disposição do público na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima e que está agora patente no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Os treze cartazes que a compõem foram apresentados aos participantes no congresso pelos próprios atores, ou seja, os alunos. Dentro de algumas semanas, a exposição poderá ser visitada na Escola Básica de Ponte de Lima.
A recetividade dos congressistas foi muito boa, o desempenho dos alunos da Escola Básica de Ponte de Lima foi excelente, tendo deixado uma excelente imagem do trabalho efetuado na escola e desta com a comunidade.

1 comentário:

  1. Foi um encanto, um encontro, um mágico momento que ficou marcado nas nossas memórias. O conhecimento nascia com o desejo de aprender, de desbravar e caminhar sobre a calçada da vida. Que vivam as crianças que brincam e descobrem a vida ao brincar! Abraços, Leonardo e Grécia.

    ResponderEliminar