quarta-feira, 18 de maio de 2016

Da terra ao prato: agricultura biológica para um futuro melhor

A Turma 6, do 3.º ano de escolaridade concluiu o seu projeto, na área da ciência, subordinado ao tema “Da terra ao prato: agricultura biológica para um futuro melhor”, apoiado na sua execução pela Fundação Ilídio Pinho através do programa “Ciência na escola”. As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo perspetivar um futuro melhor, através de uma alimentação mais saudável, à base de produtos biológicos, operacionalizado através da de uma horta biológica, tendo sido envolvidos os alunos na sua planificação, implementação, estudo e acompanhamento, sempre com o apoio da ciência.
Desta forma foi possível envolver os alunos num projeto para valorizar a terra e os produtos naturais da região, conhecendo e produzindo ervas aromáticas. Durante os cerca de 5 meses em que trabalharam neste projeto, os alunos investigaram e pesquisaram as ervas aromáticas cultivadas na região, sua importância na alimentação para a redução do uso das gorduras e do sal. Depois desenharam a planta do terreno a utilizar no cultivo. Observaram e analisaram o solo para o cultivo das ervas aromáticas, prepararam e mediram o terreno necessário. Em laboratório realizaram algumas experiências, envolvendo variáveis para verificarem da necessidade que as plantas têm de luz e de água. Semearam as sementes recolhidas junto da comunidade ou realizaram a plantação. Monitorizaram semanalmente o crescimento das plantas e registaram a evolução verificada. Recolheram receitas tradicionais com utilização das ervas aromáticas e terminaram com a confeção de um almoço. Confecionaram ainda sais de banho com as ervas aromáticas.
Estas atividades permitiram a realização de trabalhos de pesquisa, trabalhos de grupo, trabalho prático e de natureza experimental, desenvolvendo a multidisciplinaridade.
Este projeto contou com a parceria do Município de Ponte de Lima, Paisagem Protegida das Lagoas, Escola Superior Agrária (Instituto Politécnico de Viana do Castelo), Escola Profissional Agrícola de Ponte de Lima, Associação de Pais Escola Básica de Ponte de Lima e Direção Regional de Agricultura Entre Douro e Minho.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário