segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Comunicando...

António Mota visita EB de Ponte de Lima
No âmbito das comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar e dos 20 anos da Rede de Bibliotecas Escolares, a nossa escola vai receber nos próximos dias 20 e 21  de outubro a visita do escritor ANTÓNIO MOTA. Para preparar este evento, estamos a trabalhar alguns títulos da vasta obra deste conceituado autor. Está também a decorrer na nossa escola uma pequena feira/mostra de livros de António Mota, com descontos de 20%, que permite adquirir títulos a partir de 8,00 euros, que poderão ser autografados pelo escritor aquando da sua visita.

Dia da Alimentação
A Escola Básica de Ponte de Lima vai comemorar, na segunda-feira, dia 17 de outubro, o Dia da Alimentação, este ano subordinado ao tema “Lanche saudável”. Nesse sentido, no período da tarde, os alunos participarão numa palestra sobre o tema, tendo como oradora a Dra. Catarina Martins, nutricionista do centro de Saúde de Ponte de Lima e, no final, ser-lhes-á servido um lanche saudável oferecido pela Associação de Pais e pela Eurest. Por isso, os alunos não devem trazer para escola lanche para o período da tarde.

Pilhão vai à Escola
A Escola Básica de Ponte de Lima classificou-se em primeiro lugar, a nível nacional, entre as escolas que mais pilhas recolheram durante o ano letivo 2015/2016. O mérito é dos alunos e das suas famílias que se mobilizaram para que a reciclagem de pilhas fosse uma prioridade entre toda a comunidade educativa. Graças a este resultado, a escola vai receber três computadores.
OBRIGADO a todos!
Já está em marcha a recolha 2016/2017, sendo os nossos objetivos semelhantes aos do ano anterior. Precisamos das suas pilhas! Os pilhões estão à disposição na portaria da escola.

Piolhos: vigiar, prevenir e agir!
O ano letivo já começou e com ele voltou uma preocupação antiga dos pais de crianças mais novas. Os piolhos são um inimigo cruel e indiscreto: atacam qualquer pessoa e em qualquer época do ano. Mas nesta altura, as crianças parecem estar particularmente vulneráveis às infestações. Porquê?
O pediatra Lincoln Justo da Silva explicou ao Observador que tudo tem a ver com a proximidade. “Os piolhos transmitem-se através de contacto direto entre cabeças ou roupas contaminadas – mas nunca pela água. Quando o ano escolar começa, as crianças reúnem-se e brincam”, o que facilita a disseminação do parasita.
A culpa também é do termómetro, alerta o pediatra Mário Cordeiro. Os piolhos preferem ambientes estivais e “é natural que o tempo quente propicie melhores condições para a eclosão dos ovos“, explicou o médico ao Observador. As fêmeas do piolho colocam dezenas de ovos junto ao couro cabeludo, onde a cabeça está mais quente. Esses ovos são as lêndeas. Quando o ano letivo começa, o ambiente ainda está quente e isso facilita a eclosão dos piolhos porque os ovos sobrevivem muito mais facilmente. Mas também é preciso estar atento durante as épocas mais frias: “Nos meses frios as crianças estão mais juntas, brincam mais umas com as outras com contacto corporal”, indica Mário Cordeiro.
Ninguém pode escapar a esta ameaça, por mais cuidada que seja a higiene. “Há estudos que apontam até para que as cabeças limpas sejam mais suscetíveis ao aparecimento de piolhos. Como muitos pais continuam a pensar que ter piolhos é só nas barracas, torna-se muito difícil controlar a praga, dado que nem todos fazem o tratamento”, sublinha o médico pediatra. (…)
Para Mário Cordeiro, o remédio mais eficaz é “falar-se do assunto, desdramatizar e fazer passar a mensagem de que todos têm de estar atentos e fazer os tratamentos, de preferência simultaneamente”. No estudo coordenado pelo pediatra em conjunto com os alunos no mestrado integrado de Medicina na Universidade Nova, pode ler-se que “é por vergonha que muitos pais não avisam as escolas ou se recusam a aceitar a ideia de que as crianças possam estar infestadas”. A sobrepopulação e a má higiene podem, de facto, facilitar a infestação de piolhos, mas o contágio não conhece condições socioeconómicas.
 (in “Observador” - http://observador.pt/2015/09/30/piolhos-um-problema-cabeludo-atencao-que-e-a-epoca-deles/ )

Sem comentários:

Enviar um comentário