sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Projetos para uma escola viva!

Em linha com o Projeto Educativo e com o Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas António Feijó, a Escola Básica de Ponte de Lima tem em curso diversas atividades que, pelo seu cariz permanente, se inserem em projetos estruturantes do ponto de vista pedagógico, aproximando os alunos do meio em que a escola se insere, promovendo valores como a proteção do meio natural e do património material e imaterial de Ponte de Lima.
Assim, a Turma 3 do 1.º ano de escolaridade terá a responsabilidade de elaborar uma proposta, e respetiva maqueta, para um jardim do Festival de Jardins das Escolas 2017, subordinado ao tema "Jardins das Descobertas". Este jardim representará a Escola Básica de Ponte de Lima, integrada neste projeto desde 2015. Os alunos mais pequenos da escola estão envolvidos no projeto "Ler, Escutar... Imaginar e Aprender", dinamizado pela Biblioteca Municipal, com o objetivo de motivar e fomentar a leitura.
O segundo ano de escolaridade será o grande responsável pela gestão e manutenção das hortas e pomar da escola, no âmbito do projeto "A Minha Horta", candidatado e aprovado pela Área Protegida das Lagoas. O alargamento e plantação de novos espaços verdes na escola é também um dos objetivos do trabalho a realizar pelo segundo ano.
O terceiro ano de escolaridade integra o conjunto de turmas que participam na atividade "A Globalização do Património Local", dinamizada pelo Museu dos Terceiros. Conhecer o património construído e gastronómico do concelho é um dos grandes eixos desta iniciativa. O terceiro ano de escolaridade, no âmbito da atividade de cooperação com as escolas de Xinzo de Lima, participará no "Abraço ao Rio Lima", que decorrerá naquela localidade galega em maio de 2017. A Turma 7 integra o projeto "Educomunicação, Ambiente e Cidadania Infantil", promovido pelo Município, onde será estudada e planificada a relação da escola com o Parque da Vila, recentemente inaugurado.
O quarto ano de escolaridade trabalha o tema "Rio Lima. Conhecer para Preservar", no âmbito de uma candidatura aprovada pela Área Protegida das Lagoas, procurando conhecer melhor, o maior e mais importante recurso natural do concelho, com vista à sua proteção. A Turma 10, do 4.º ano integra o projeto "Ciência Divertida", trabalhando afincadamente na área científica em componente laboratorial, que culminará com o III Workshop de Ciência, no mês de abril de 2017. A Turma 12, também do 4.º ano, está ainda envolvida no Serviço Educativo do Teatro Diogo Bernardes,  cujo trabalho culminará com a representação de uma peça de Teatro, no mês de junho. Os alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade participarão, durante o 3.º período, na "Rota dos Escritores Limianos", dinamizada pela Biblioteca Municipal e participarão numa visita guiada ao teatro Diogo Bernardes.
O trabalho sobre as tradições locais: Janeiras, Carnaval, Serrada da Velha, Vaca das Cordas e Santos Populares, terá expressão transversal a todos os anos de escolaridade.
Realçamos ainda para os projetos de animação e promoção da leitura: “Leitura Gratuita”, com cinco minutos de leitura ao início do dia; “Leitura em Família”, este ano subordinado ao tema “Caminhos de Leitura e Leituras do Caminho”, cujos trabalhos estão a ser expostos na zona de entrada da escola; “Momentos de leitura”, no âmbito dos quais, pais e outros familiares leem nas turmas dos respetivos educandos; finalmente, as diversas atividades promovidas pela Biblioteca Escolar, onde destacamos a animação da leitura e a visita de escritores, como foi o caso recente da visita de António Mota. Estes projetos, alguns deles em colaboração com os pais, com entusiasmo e forte adesão têm permitido aumentar a competência leitora dos nossos alunos.
Sempre com muito empenho, a escola como um todo, trabalha diariamente o tema da recolha seletiva de resíduos e a reciclagem, com pontos de recolha em todas as salas, geridos pelos próprios alunos que, depois, são encaminhados para o ecoponto existente junto à escola. A recolha de pilhas é também uma grande prioridade, que tem dado frutos pois no ano letivo anterior, A Escola Básica de Ponte de Lima foi a instituição de ensino nacional que mais pilhas recolheu, enviando para a reciclagem cerca de 1200 quilos de pilhas usadas. A formação de cidadãos ambientalmente responsáveis é uma prioridade para a escola.

Estas atividades e projetos ajudam a tornar a escola mais viva e empreendedora, e contribuirão para que os alunos criem hábitos de participação e cidadania.

Sem comentários:

Enviar um comentário