terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Projeto da Escola Básica de Ponte de Lima Premiado

Projeto da Escola Básica de Ponte de Lima Premiado

O projeto "Da Terra ao Prato: agricultura biológica para um mundo melhor" foi um dos projetos selecionados e premiados pela Fundação Ilídio Pinho, no âmbito da 13.ª edição do concurso "Ciência na Escola", este ano subordinado ao tema "A Ciência e a Tecnologia ao serviço de um mundo melhor". O projeto que está a ser implementado pela Turma 6 do 3.º ano de escolaridade, concorreu no 2.º Escalão, destinado ao 1,º Ciclo do Ensino Básico. Tendo sido premiado nesta 1.ª Fase do concurso, o projeto é contemplado com 300 euros e passa para fase de execução. O projeto da Escola Básica de Ponte de Lima foi um dos 522 contemplados, oriundos de todo o continente, ilhas e países lusófonos, selecionados entre um total de 1044 candidaturas.
A iniciativa da FIP - Fundação Ilídio Pinho tem como objetivo motivar os alunos da educação pré-escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, das diferentes vias de educação e formação, para a aprendizagem das ciências e para a escolha de áreas tecnológicas.
No presente ano letivo, a Escola Básica de Ponte de Lima cumpre o terceiro ano consecutivo com projetos premiados pela FIP, depois de em 2013/2014 ter implementado o projeto "Rio Lima: conhecer para preservar" e, em 2014/2015, "A natureza e o lixo: realidades inconciliáveis", assumindo sempre projetos no âmbito da educação ambiental, uma das prioridades da ação educativa da escola.

Agrupamento António Feijó com três projetos aprovados

Além do projeto "Da Terra ao Prato: agricultura biológica para um mundo melhor", apresentado pela Escola Básica de Ponte de Lima, o Agrupamento de Escolas António Feijó teve mais dois projetos aprovados, designadamente "A água no Espaço Ciência Divertida é Vida", também no 2.º Escalão e, no 4.º Escalão, "A Tabela Periódica da Feijó", dando corpo a diversas ações que têm transformado o agrupamento n um espaço de promoção da cultura científica. Os alunos do 1.º Ciclo têm, pelo menos, uma hora semanal dedicada às ciências experimentais, com a participação de professores de Ciências Físico-químicas, que trabalham em coadjuvação com os professores titulares de turma.
A instalação dos espaços "Ciência Divertida" nas escolas, numa iniciativa do Município de Ponte de Lima" contribuiu para o crescimento desta dinâmica, com vantagens significativas para os alunos.

Concelho de Ponte de Lima bem representado

Além dos três projetos aprovados do Agrupamento de Escolas António Feijó, que submeteu cinco à primeira fase do concurso, foram aprovados mais quatro projetos, que alargam a praticamente todo o concelho esta cultura científica e o apoio da Fundação Ilídio Pinho. Para a Escola Básica e Secundária de Arcozelo foi aprovado o projeto "Primeiras Pegadas Científicas" (2.º Escalão); Escola Básica de Freixo, "UBM - Unbully With Math" (2.º Escalão); escola profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, "Um avinagrado condimentado e meloso" e "Uma forma doce de comer mel" (5.º Escalão).
Em Ponte de Lima estão a ser implementados e apoiados 7 projetos, tantos como no concelho de Viana do Castelo, num total de 19 projetos em todo o distrito (2 em Ponte da Barca e Arcos de Valdevez e 1 em Paredes de Coura).

Sem comentários:

Enviar um comentário