sexta-feira, 30 de outubro de 2015

ESCOLA BÁSICA DE PONTE DE LIMA OBTEVE PRÉMIO NACIONAL



A Escola Básica de Ponte de Lima obteve o 2.º lugar no prémio de recolha absoluta da 4.ª edição do concurso “Pilhão vem à Escola”, com um total de 837,14 quilos de pilhas recolhidas junto da comunidade escolar durante o ano letivo 2014/2015. Em primeiro lugar ficou a Escola EB1/PE de Câmara de Lobos com 989,75 quilos. A escola ficou ainda em 46.º lugar no prémio para a recolha per-capita.
A entrega do prémio e do diploma teve lugar no dia 23 de outubro na Biblioteca Escola da Escola Básica de Ponte de Lima, na presença de dois elementos da Ecopilhas, do Diretor e Subdiretor do Agrupamento António Feijó, dos alunos, professores e assistentes operacionais da escola que, assim, viu reconhecido o trabalho que está a efetuar em prol do ambiente e da educação ambiental dos seus alunos.
A Campanha "Pilhão vai à Escola" é um desafio lançado pela Ecopilhas, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de recolher seletivamente pilhas e baterias usadas, incentivando as Escolas a adotar as melhores práticas ambientais, estando aberto à participação de todas as escolas, dos diferentes ciclos de ensino.
Com o segundo prémio obtido, a escola é contemplada com dois novos computadores, que muito irão contribuir para apoiar as atividades letivas, extracurriculares e os momentos de lazer dos alunos dentro da escola.
Por ter conseguido atingir o número de pilhões definidos para a reta final da iniciativa, a escola foi ainda contemplada com um rádio com leitor de CD.
No ano letivo 2013/2014, a escola obteve o 5.º lugar a nível nacional, tendo agora conseguido melhorar a sua classificação, através do aumento do envolvimento e entusiasmo dos alunos e da comunidade.
A recolha de pilhas para reciclagem é uma das vertentes do trabalho que tem sido levado a cabo no contexto escolar, que visa a recolha seletiva dos diferentes resíduos e a sua deposição nos contentores da escola e, a partir destes, no ecoponto instalado junto ao edifício escolar. O trabalho e entusiasmo dos alunos, professores e assistentes operacionais tem permitido aumentar significativamente a quantidade de resíduos separados enviados para a reciclagem e, consequentemente, diminuir a quantidade e lixo produzido dentro da escola. No ano letivo anterior foi candidatado e aprovado na primeira fase do Prémio Ilídio Pinho, um modelo de recolha de resíduos no contexto escolar, a partir do trabalho realizado nas respetivas turmas. Este projeto alargou-se depois às famílias, através da troca de informação e recolha de dados.
Este prémio é mais um incentivo para que a escola possa dar continuidade ao trabalho realizado, em estreita parceria com a comunidade, no sentido de promover nos hábitos ambientalmente sustentáveis, capazes de preservar a nossa “casa comum”, que é o Planeta Terra.
O nosso agradecimento especial a todos os Professores, Educadores de Infância, Auxiliares de Educação, Alunos, Encarregados de Educação e Comunidade Escolar em geral, pois foi graças ao seu empenho que foi possível encaminhar mais de oito centenas de quilos de pilhas e baterias usadas para reciclagem, que de outra forma poderiam acabar “perdidas” no lixo comum.

Ponte de Lima, 23 de outubro de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário