segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Momentos de leitura

 Com o início do ano letivo, arrancou também o projeto "Momentos de Leitura", iniciativa que traz até à sala de aula os pais, encarregados de educação e familiares dos alunos para lerem nas turmas dos seus educandos. Este é o terceiro ano de implementação deste projeto que tem vindo a registar enorme sucesso, tendo em conta a participação dos pais e familiares dos alunos e o entusiasmo com que são recebidos nas salas de aula.
Esta iniciativa insere-se num conjunto mais alargado de ações que visam incentivar e promover a leitura na escola. Depois do arranque do projeto de educação literária na família, que está em curso com encarregados de educação da Turma 4 do 2.º ano, está já no terreno o projeto de leitura em família, este ano intitulado  “Mesas de Histórias: Leituras em Festa” que leva até às famílias uma obra que, depois de lida, deverá dar origem a um pequeno trabalho que é exposto na escola.
A leitura gratuita é implementada na sala de aula, onde durante cinco minutos diários os alunos ou professores são convidados a ler para os colegas; a animação à leitura está a cargo da professora bibliotecária, que trabalha com os alunos todas as semanas;  em colaboração com a Biblioteca Municipal, continua em execução o projeto "Escutar, ler... imaginar e aprender" que de uma forma lúdica e divertida promove a leitura junto dos alunos; as visitas de escritores à escola constituem grandes momentos de promoção do livro e da leitura, marcantes na vida dos alunos; todos os anos decorre uma feira do livro na escola, promovendo o livro e a leitura, que se realiza durante a Semana da Leitura, no 2.º período.
Durante o ano letivo, os alunos participam ou são convidados a participar em concursos de leitura ou iniciativas de escrita criativa, como é o caso das "Histórias da Ajudaris".
Com este conjunto alargado de ações, esperamos conquistar para o equipa dos leitores muitos mais alunos, sempre numa articulação e relação próximas com as respetivas famílias, núcleo essencial para consolidar esse trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário